Rivalidade
Entre as décadas de 50/60, ainda na época do Esportivo Onze Amigos, os principais rivais eram o Madureira FC e o GE Adams que mandavam seus jogos nos campos localizados na Rua Santo Ângelo, Bairro Guarani. Mais tarde neste local foi construído o prédio que veio abrigar a Metalúrgica Daniel, atual "Renus Soluções em Metais e Plásticos).
Já na época do Esportivo Vila Nova os principais adversários eram o AESA (Associação Esportiva Santo Angelo) e o AA Guaraní (Associação Atlética Guaraní), que ainda esta ativo. Houveram jogos contra o AA Guarani no inicio dos anos 2000 onde jogadores e torcida chegaram as vias de fato, devida a tamanha rivalidade.
"Quando os jogos eram no campo do Municipal, as partidas eram muito disputadas, namoradas, irmãs e amigos ficavam atrás das goleiras na torcida pelo 11 Amigos, onde seguidamente aconteciam provocações e as vezes até brigas entre as torcidas, principalmente contra o Madureira. Era nosso passatempo na época, pois não havia muitas opções de diversão", relatou Deti Cerveira, nascida Staudt.
Outra curiosidade era que as torcedoras do Madureira eram conhecidas como "espanholas", e sua fama era grande nos arredores, tanto que muitas pessoas vinham até o campo com motivo principal ver as brigas com os adversários", conforme relatou Paulo Silveira, (cabeleireiro e ex morador do bairro Guaraní e Vila Nova).