Irregularidade na Final do Campeonato de  2022

28-09-2022

Após 3 anos sem o tradicional Campeonato Municipal, em 2022 tivemos essa retomada dos jogos nos campos da Várzea de Novo Hamburgo, com a competição na categoria 50+ (para atletas com idade acima dos 50 anos), sendo organizada pela SMEL (Secretaria Municipal de Esportes).

Após várias rodadas em uma competição muito disputada, chegaram a decisão as duas melhoras campanhas, o Vila Nova lider o Grupo B e Canto do Rio lider do Grupo A.. No enfrentamento realizado no último dia 25 de Setembro, as 16h, ocorrido no Estádio do Vale, a vitória pendeu para o lado verde por 4x3.

Com uma desconfiança, os dirigentes vilistas, solicitam no dia seguinte a Smel a súmula de jogo para conferências, porém ela só foi entregue nesta quarta feira, dia 28. O que ficou constatado na relação de atletas inscritos pelo Canto do Rio, é que  "2 jogadores não inscritos" assinaram súmula da decisão. Um deles, o jogador "Carlos da Silva" (ex atleta profissional), participou de forma decisiva, marcando 2 gols no segundo tempo. O segundo citado "Fernando Zago", não chegou a entrar durante os 90 minutos.

Neste mesmo dia, o vila entra rapidamente com pedido de impugnação da partida, com a perda dos pontos pelo Canto do Rio, conforme descrito do regulamento desta competição (edição 2022), no artigo 31 "Das Penalidades" e artigo 332, (D), onde consta explicitamente a situação irregular de atleta ou quaisquer outra forma de irregularidade, torna a equipe vencedora,  punida com a perda dos pontos.

Ainda segundo a CMJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que rege e se aplica a toda e qualquer competição, seja a nível nacional, estadual ou municipal é descrita na seguinte forma no artigo 214:

Art. 214. Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente.

Sendo assim, foi protocolado junto a Smel o pedido de análise, considerando a reversão dos pontos ao Vila Nova e a consequente nomeação do Vila como verdadeiro CAMPEÃO da competição na edição 2022. Em resposta a SMEL alegou que o clube reclamante teria 24h, ou seja, 2 dias para entrar com a reclamatória, e que ao solicitar somente na quarta feira dia 28, já estaria fora do prazo.

Lamentavelmente uma competição que iniciou cheia de expectativas, envolveu atletas, dirigentes e torcedores, termine manchada e sem que seja feita a justiça, com o cumprimento do que já estava estabelecido em regulamento.


© 2023 Sociedade Esportiva Vila Nova | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora