Memória

CRONOLOGIA

1964/65  - Armindo Birk e seu irmão Edgar apresentam uma proposta para os atletas do Esportivo Onze Amigos integrarem um novo time que levaria o nome do bairro. O fato do Municipal ter vendido o  terreno onde ficava o campo que ambos mandavam seus jogos., influenciou na decisão e a vontade da maioria dos atletas do Onze Amigos prevaleceu, culminando na criação do Esportivo Vila Nova,  Assim, o novo Clube herdou  também as mesmas cores.

1966/67 - Neste período um dos herdeiros de Frederico Groehs Neto sede o terreno onde foi construído o campo do Vila Nova.

* É construída a primeira sede do clube. Era um galpão em madeira onde aconteciam churrasco todos domingos. e venda de bebidas (integrantes da diretoria e colaboradores ajudavam na preparação e os jogadores auxiliavam a servir as pessoas. 

1968 - Ano do primeiro título da história do Vila, com a conquista do Campeonato Intermunicipal da região Metropolitana de Porto Alegre (Primeiro Quadro). 

1969 - Vem o Bicampeonato do Intermunicipal com a categoria Primeiro Quadro. 

1970 - Em nova decisão do Intermunicipal, em decisão contra o Grêmio Esportivo Tricolor de Ivoti, derrota por 2x1 dentro de casa e ficamos com o Vice. No segundo jogo da tarde, o Segundo Quadro do Vila teve melhor sorte e vendeu o Tricolor por 2x1, conquistando seu primeiro título nesta competição. 

1971 - Vem o Tricampeonato no Intermunicipal pelo Primeiro Quadro. 

1972 - Em mais uma decisão no Intermunicipal derrota para o Saci Futebol Clube de Campo Bom em casa por 3x1, válido pelo Primeiro Quadro. No segundo jogo da tarde pelo Segundo Quadro, vingança do Vila, desta vez 3x1 no Segundo Quadro também contra o Saci. 

1975 - O Vila Nova participa pela primeira vez do Campeonato Municipal.

1976 - Por divergências internas entre os dirigentes, o time fica impossibilitado de continuar jogando no campo da Vila Nova e começa a mandar suas partidas no campo do Avenida, no bairro Jardim Mauá.

1978 -Alguns atletas do time que possuím horário na quadra de Futsal na Sociedade Ginastica de Hamburgoantam a  Velho, participam da "Copa Futsal Hamburgo Velho " e em uma disputa acirrada, levantam mais um caneco para o clube.

1979 -É organizado um abaixo-assinado para angariar assinaturas a serem levadas até a prefeitura para desapropriação do terreno do antigo campo.

1980 - Liderados pelo atual presidente Carlito Rohten, Romeu Strassburber e com apoio de Armindo Birk, o clube consegue voltar a atuar no antigo campo, com a garantia da desapropriação daquela área de terras por parte da Prefeitura, Municipal, na gestão de Eugênio Nelson Ritzel, 

Ainda naquele ano para comemorar o retorno dos antigos domínios, Carlito Rohten decide homenagear o ex atleta José Valmir Menegaz, mais conhecido como  "Barata", batizando o campo com o nome de ESTÁDIO JOSÉ VALMIR MENEGAZ.

1981 - O clube registra o seu número de CNPJ e imaginando ser beneficiado pela isenção de impostos, resolve alterar o nome do clube para SOCIEDADE ESPORTIVA VILA NOVA.

Neste mesmo ano em nova participação no Campeonato Intermunicipal, vem o Terceiro Título na categoria Segundo Quadro, com uma vitória fora de casa por 1 x 0, contra o EC Guaraní de São Leopoldo (bairro Scharlau), gol do centro médio Pedro Menegez (Muruca).

1982 - Inicia a "Campanha do Metro Quadrado" para captar recursos para remodelação da sede social. Nesta ocasião o Mario Henrich então proprietário de uma Marcearia localizada na esquina entre a rua Santos com a Ibirubá, faz a doação de 4 mil tijolos em ajuda ao clube.

1983 - Inicia as obras de construção na nova copa e churrasqueiras. De forma voluntária o Carlos Alberto Schuhartzbolt,  então goleiro do clube inicia o serviço com auxilio de mais alguns amigos do bairro.

1985 - Em uma participação com muita garra pela categoria do Segundo Quadro o Vila levanta a taça fora de casa, contra o time do Santo Afonso, em jogo que terminou com muita confusão.

1988 - Em 02/03/1988 o então prefeito Atalíbio Antônio Foscarini realiza há assinatura no documento para aquisição da área de terras onde esta o campo do Vila, pertencente a família Groehs, A partir deste momento o terreno passa a pertencer ao município de Novo Hamburgo.

1989 - É finalizada a segunda etapa da construção do pavilhão da Sede Social na gestão do presidente Paulo Valente.

1991 - Em participação da categoria Infantil válida pela  LIFUGA (Liga Intermunicipal de Futebol para Garotos), o Vila levanta mais uma Taça.

2003 - O morador do bairro, ex atleta profissional e empresário João Brenner,  resolve montar uma equipe para a disputa do varzeano na categoria Primeiro Quadro com alguns atletas agenciados por ele, para mante-los em atividade. O destaque foi João Luiz Ferreira da Silva, conhecido como "Preto". que estava retornando da europa e ajudou a equipe a conquistar a terceira colocação em uma campanha brilhante.

2015 - Em  mais uma boa campanha o Vila chega as semi finais e conquista a terceira colocação na categoria Primeiro Quadro.

2019 - Com muita garra o Vila finaliza a fase classificatória na primeira colocação. No jogo válido pelas quartas de Final, contra o Farroupilha do bairro Rondônia,   vitória por 1 x 0 no Estádio Jose Valmir Menegaz.  Ao final da partida torcedores do farroupilha invadem o campo para agredir o árbitro. e por essa razão os organizadores decidem por encerrar a competição. A competição seguiu de forma independente para a semi final, mas a diretoria do Vila optou por não continuar e pela pontuação geral finalizou a terceira colocação.

© 2023 Sociedade Esportiva Vila Nova | Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora